quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Decoração infantil: o método montessoriano


Em 1907, uma pedagoga italiana chamada Maria Montessori desenvolveu um método de ensino diferente: o montessoriano. Nele os ambientes ganharam muita importância no desenvolvimento das crianças. Os quartos montessorianos incentivam a autonomia, para que os pequenos possam se desenvolver com mais segurança. Assim a decoração privilegia os elementos de acordo com a altura e o alcance das crianças, deixando ela mais segura pra dar os primeiros passos e desenvolver o auto aprendizado.
Se você ficou interessado em fazer um quarto assim pro seu filho, veja 5 itens fundamentais na decoração, que o Habitíssimo separou pra você.

Quartos Montessorianos - Camas 

Quanto mais sob medida for a decoração do quarto, melhor para as crianças. No caso das camas, deve-se usar aquelas em que a altura seja proporcional ao tamanho deles ou até mesmo o colchão no chão. Evite camas altas, eliminando o risco de acidentes que acabam sendo comuns nos primeiros anos de vida, como cair da cama.


Fonte : Macetes de Mãe
Fonte: Pinterest

Quartos Montessorianos - Espelhos 

Não é só a cama que merece atenção especial. Um ítem que ajuda bastante no desenvolvimento do seu filho é o espelho. Os espelhos permitem que seu filho se reconheça e entenda as expressões corporais e as mecânicas do movimento. Só não se esqueça de ter um cuidado extra com a segurança, colocando o espelho em molduras de MDF e prendendo-o à parede, evitando que a criança possa derrubá-lo e se machucar.
Fonte: Pinterest
 

Quartos Montessorianos - Barras de exercício

Essas barras são fixadas na parede e, na prática, ajudam o seu filho a se apoiar na tentativa de dar os primeiros passos. As barras de exercício desenvolvem a musculatura da criança, e fazem com que ela se sinta confiante para caminhar. Quando ele estiver nesse processo, toda a atenção é importante, mas não interfira nos movimentos da criança para não deixá-la insegura.
Fonte: Esposa Online



Fonte: Pinterest

Quartos Montessorianos - Tapetes 


As crianças precisam do apoio de determinados objetos para criar limites. Os tapetes, de preferência os emborrachados, ajudam a delimitar um espaço para elas. Além disso, as experiências sensoriais são importantes e o contato com o tapete ajuda muito nesse ponto. O uso de brinquedos na área do tapete, ajuda a criança a entender que aquele é o universo reservado para ela.



Fonte: Pinterest

Quartos Montessorianos - Armários Baixos 

Os armários devem ser baixos e, de preferência, feitos sob medida para a criança. Isso é importante para que ela tenha a autonomia para escolher o que quer pegar. Nesses armários, você não deve colocar muitas roupas para não deixar a criança indecisa na hora de escolher. Com poucas peças, ela acaba sendo incentivada a tomar as próprias decisões e se desenvolver mais rapidamente.


 


Quartos Montessorianos - Pontos Importantes

  • Para sua tranquilidade, proteja sempre as tomadas e portas dos móveis;
  • Nunca use móveis soltos. Todos devem ser fixados à parede para evitar tombar sobre a criança;
  • Evite vidros ao máximo. No caso dos quadros, pode-se pensar em algum material alternativo que não estilhaça em caso de queda;
  • Evite o uso de pregos. Dê preferência a objetos que possam ser fixados à parede com colas especiais ou fita-banana;
  • Por não ter o controle sobre o corpo, os bebês não devem ficar expostos a móveis com quinas protuberantes, que podem acabar machucando-o.

Nos conte o que achou das dicas!




Fonte: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário